Missão

Responder com eficácia, segurança e afetividade à situação de desamparo em que se pode encontrar uma criança/jovem.

Enquanto o fazemos damos acolhimento condigno, reparador e securizante e todos os cuidados necessários a quem nos é confiado. Queremos que todas as nossas crianças encontrem um projeto de vida, no qual seja respeitada a sua dignidade.

Acolhemos crianças que necessitam de proteção urgente face a situações que as colocam em perigo, tais como maus tratos, abusos sexuais, negligências várias e abandono.

Pelas suas próprias circunstâncias as crianças poderão permanecer até idades mais avançadas aguardando que uma solução seja encontrada para a sua vida como: retorno à família de origem, adoção, apadrinhamento civil, acolhimento familiar ou encaminhamento para outra instituição.

De há uns anos a esta parte, devido às mudanças sociais e ao facto de algumas das crianças mais pequenas terem irmãos mais velhos, e não querendo separar este único laço familiar que têm, passámos a acolher também crianças na adolescência.

Visão

Acreditamos que todas as crianças merecem amor, cuidado e oportunidades para um futuro brilhante.

Na nossa Instituição, abrimos os braços para dar colo às crianças que precisem, com todo o carinho e atenção que merecem. Cada sorriso, cada pequena conquista, enche-nos de esperança e alegria.

Aqui, acreditamos na força da colaboração e na inclusão, formando uma grande família que cuida e se apoia mutuamente.

Seja parte desta causa, junte-se a nós nesta jornada de amor e “colo” às nossas crianças.

Os nossos valores

  • Fidelidade
  • Responsabilidade
  • Profissionalismo
  • Dedicação
  • Amor
  • Gratidão

Na nossa casa valorizamos o respeito da sociedade civil e das instituições chamadas a pronunciar-se sobre a vida das crianças que nos estão confiadas. Por isso queremos sempre que o nosso trabalho, reflita a seriedade com que se vive este compromisso, colorindo-o com amor e com profissionalismo em que este se manifesta.

Na relação com as famílias das crianças, a Ajuda de Berço tem presente acima de tudo o superior interesse da Criança, sem prejuízo do empenho que procura ter em proporcionar todo o apoio possível para que preferencialmente se possa ultrapassar, no meio familiar, a situação/desamparo que o provocou.

Os nossos colaboradores incorporam a fidelidade no compromisso que assumem com a casa; responsabilidade e profissionalismo; dedicação humana e seriedade. Não é possível trabalhar na nossa casa com gosto e empenho, sem partilhar este ideário e revelar resiliência perante a limitação dos meios existentes.

Transparência

Consulte aqui os vários documentos oficiais da Ajuda de Berço.

Caracterização JurídicaRelatório de Contas 2022

Relatório de Actividades

Consulte aqui os nossos relatórios e contas relativos aos últimos 5 anos.

20222021202020192018

“A Ajuda de Berço é, para mim, a Missão que tive o privilégio de escolher: estar ao serviço das crianças mais desprotegidas. Esta associação que fundei com a Maria de Jesus e António Pinheiro Torres, António Esteves da Fonseca, Patrícia e Pedro Madeira Rodrigues, Maria João Godinho Lopes, Madalena e Fernando Maymone, entre outros, em 1998, mudou radicalmente as nossas vidas e mostrou-nos o valor da Amizade quando esta se coloca ao serviço do outro.”

— Sandra Anastácio
Fundadora e Presidente da Direcção Executiva

O nosso compromisso (ODS)

São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que representam um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – para uma parceria global.

Saiba mais

O coração é onde guardamos aqueles que amamos

Onde quem está longe fica perto, onde quem já cá não está, mora para sempre. No coração guardamos e protegemos as coisas mais importantes da vida. E nada é mais importante que um bebé. É por isso que desde 1998 existe a Ajuda de Berço para dar colo, carinho e casa  a bebés e crianças desprotegidas.

Protecção, Acolhimento e Família

Nesta casa feita de muitos berços e de muitas ajudas, trabalhamos todos os dias para proporcionar um presente digno e feliz a crianças que esperam por um futuro melhor: o regresso à família biológica ou a uma família de adoção.

O seu contributo faz toda a diferença

Vivamus et tristique justo. Integer eu leo ultricies, porta dolor a, vestibulum purus. Maecenas viverra bibendum arcu, sit amet ornare est convallis id. Maecenas eget arcu tellus. Donec tristique faucibus enim, sit amet sagittis libero vulputate ac.

Doar agora

34K

Feature one

84

Feature two

+15

Feature three

10

Feature four