Trabalham-se todos os aspectos da crianças/jovens como ser único e individual

Com as suas características, fragilidades e potencialidades.
Intervenção

A intervenção técnica começa desde o momento em que é recepcionado o pedido de acolhimento da criança.

Intervindo em múltiplos aspectos: preparação do espaço do acolhimento; avaliação diagnóstica de toda a situação que levou a necessidade do acolhimento; avaliação diagnóstica da criança (saúde, psicológica, educacional); do contexto sociofamiliar ( quer através de entrevistas com os familiares quer de articulação com as entidades envolvidas; visitas domiciliárias; observação das visitas;  tudo com vista à definição do projeto de promoção e proteção e elaboração do plano de intervenção individual.

Acolhimento

O nosso objetivo é oferecer um acolhimento de qualidade que permita a restruturação das vivências que levaram à necessidade do seu acolhimento temporário.

Procura-se o apoio de atividades a desenvolver no interior da casa mas também no exterior que permitam as crianças vivências enriquecedoras e fomentadoras de um desenvolvimento saudável, sejam estas de carácter mais lúdico, ou terapêutico em articulação ou não com entidades públicas ou particulares: passeios, cinema, sessões de psicomotricidade, sessões de música, iniciação ao meio aquático, fisioterapia, cinesioterapia, terapia da fala, psicologia, entre outros.

Dar colo é regra de ouro ·

Adequamos os espaços da casa às características e necessidades da criança e vamos alterando os mesmos à medida do seu desenvolvimento.

Quartos decorados com objetos que façam sentido para a criança específica; com um espaço próprio para arrumação dos seus pertences e fotografias para que sintam que o espaço lhes pertence.

Trabalho com as famílias

Com as famílias vão sendo trabalhadas, simultaneamente, as mudanças necessárias ao nível individual, social e competências parentais, como visitas em horários alargados com possibilidade de serem em vários locais da casa incluído também o exterior e permitindo a partilha de rotinas do dia a dia da criança.

Projetos de vida são definidos após avaliação diagnóstica da situação e articulação com as entidades envolvidas.

Transforme o futuro das crianças de hoje.

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