Alegria

Alegria

Ao longo de 20 anos de serviço, a Ajuda de Berço acolheu 378 crianças. O acolhimento em si, por qualquer que seja o motivo, é um momento marcante na vida de cada uma delas. É inevitável que, por maior que seja o esforço em cuidar melhor, será sempre uma fase de grande sofrimento.

É importante que estes momentos tão marcantes, possam ser sobrepostos por outros de pura alegria, para que cada criança possa crescer de forma sã e possa reparar, com boas recordações e experiências, o seu percurso de vida.
É neste sentido que a equipa da Ajuda de Berço trabalha constantemente. Para que o quotidiano de cada criança possa ser diferenciado, assinalado pelo cuidado individual e pelos afetos e assim, naturalmente, a criança possa experimentar e recordar momentos de satisfação e contentamento.

Claro está que para transmitir alegria, tem que se viver esta mesma alegria. Com diferentes perspectivas, formas de estar e temperamentos de cada pessoa que constitui a equipa de colaboradores da Ajuda de Berço, é muito importante que haja cordialidade, respeito e boa disposição de forma a que sejam esses os exemplos que damos às crianças que protegemos e cuidamos. E é muito bom sentir que cada pessoa que aqui trabalha, seja da direção, equipa técnico-pedagógica, cuidadoras, serviços gerais, voluntários… com todos os problemas diários e pessoais que possa ter, vem para a Ajuda de Berço livre dos mesmos, dando esses afetos, sorrisos, e até gargalhadas de forma gratuita a cada uma das crianças que aqui estão acolhidas, dando-lhes a oportunidade de aqui viverem a Alegria